O Projeto "Proteína Açoriana" visou a criação de novos produtos com a proteína extraída do soro do leite dos Açores, cujas características e qualidade dependem da definição e implementação de um processo de extração validado cientificamente e testado tecnologicamente.
O Projeto MILKFIBRE visou a criação de um "Núcleo de Investigação e Desenvolvimento de Fibra Látea (Núcleo MILKFIBRE)" com o objetivo de criar conhecimento e competências no domínio da extração, produção, funcionalização e aplicação de novos materiais fibrosos a partir de leite dos Açores.
O Projeto i-TERMAL - "Inovação em Termalismo & Turismo Termal", especialmente vocacionado para a implementação de estratégias de inovação no termalismo e a exploração sustentável e valorização de recursos hidrominerais dos Açores, promoveu o desenvolvimento de novos produtos e serviços no âmbito do turismo de saúde e bem-estar e no cluster da dermocosmética.
O Projeto "Qualidade & Inovação" apresentou como principais objetivos: i) disponibilizar apoio científico e tecnológico às empresas da Região, através de ações de ID&T; ii) promover a qualidade, a inovação e a disseminação de boas práticas e, iii) implementar medidas visando aumentar a competitividade das empresas e a sua penetração em mercados externos.
O Projeto “QUALIDADE SEGURA”, especialmente desenhado para as microempresas da área alimentar da Região Autónoma dos Açoresas, apoiou um total de 231 microempresas açorianas na garantia da manutenção dos seus programas de Higiene e Segurança Alimentar e na formação os seus ativos.
O Projeto "SEPROQUAL – Inovação" e os quatro subprogramas que o integraram - Laticínios, Carnes, Pescado e Artesanato - visaram a promoção da inovação no setor alimentar dos Açores, através do desenvolvimento tecnológico de novos produtos e processos, indo ao encontro das necessidades das empresas e as tendências do mercado.
O Projeto "Qualidade em Ação", alinhado com os objetivos considerados prioritários e essenciais no âmbito da Qualidade na Região Autónoma dos Açores, incluiu a criação das bases do Sistema Regional da Qualidade, o estabelecimento do Barómetro Regional da Qualidade e a criação do site "Qualidade nos Açores".
O Projeto "Cultura do Ananás dos Açores" estudou a utilização de diversos substratos e a fisiologia da planta do ananás, bem como as potencialidades associadas ao aproveitamento do excesso de produção em relação à procura e, ainda, o estudo e implementação de formas para melhorar a qualidade da apresentação do fruto e garantir as suas propriedades organoléticas.
O Projeto TERMAZ - "Termalismo, Lamas Termais e Águas Engarrafadas dos Açores" visou, genericamente, o desenvolvimento sustentado dos recursos termais, hidrominerais e geotérmicos da Região, de forma concertada e em cascata térmica, em estreita ligação com a sustentabilidade do recurso hidrogeológico, a obtenção de produtos inovadores e a preservação ambiental.
O Projeto SEPROQUAL, direcionado para a restauração e as pequenas empresas industriais e artesanais do setor alimentar dos Açores, visou o desenvolvimento dos sistemas de autocontrolo e segurança alimentar no tecido empresarial regional, e a sua sensibilização para a promoção da qualidade.