Neste domínio assume particular importância a Instalação Piloto Industrial do INOVA, localizada junto à sede do Instituto, em Ponta Delgada. Esta infraestrutura, com o conjunto de equipamentos, meios e recursos técnicos que dispõe, apresenta-se como uma fábrica-piloto, especialmente vocacionada para a experimentação e a demonstração tecnológica de apoio às empresas e indústrias da Região.
Esta unidade de investigação desenvolve atividades, ensaios de demonstração tecnológica e estudos de I&D que visam apoiar as indústrias agroalimentares da Região Autónoma dos Açores, em especial as indústrias de laticínios, de carne e de pescado, no sentido de promover a qualidade dos produtos alimentares e a diversificação dos mesmos.
A implementação da metodologia HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) visa apoiar as empresas do setor agroalimentar no desenvolvimento de um plano que cumpra a legislação vigente e que seja capaz de eliminar ou reduzir os perigos associados, para garantir que alimentos não seguros não sejam colocados à disposição dos consumidores.
As infraestruturas do INOVA, em particular a Instalação Piloto Industrial e o Laboratório de Análises, bem como os meios técnicos e humanos que incorporam, potenciam a realização de ações de Investigação & Desenvolvimento + Inovação de apoio ao tecido empresarial regional, com especial enfoque nas indústrias dos setores agroalimentar e agro-industrial.