2020 - 2023
O Projeto teve como objetivo principal a valorização do soro do leite dos Açores (o qual constitui um sub-produto da indústria dos laticínios da Região, produzido em grandes quantidades e sem valor económico), através da extração de proteína do soro de leite com base em métodos de filtração a baixas temperaturas e a liofilização como método de secagem, de modo a obter um produto final de elevada qualidade. Neste contexto genérico, o projeto pretendeu criar, ainda, novos produtos com a proteína extraída do soro do leite dos Açores, cujas características e qualidade dependem da definição e implementação de um processo de extração validado cientificamente e testado tecnologicamente. Para tal, o projeto incluiu a adição de sabores naturais à proteína extraída (nomeadamente com recurso a “fruta feia” açoriana desidratada), potenciando rendimento acrescido aos produtores locais, beneficiando toda a cadeia logística e de produção, promovendo a economia circular e reutilizando subprodutos industriais para a criação de um artigo de valor acrescentado.
O projeto “Proteína Açoriana” englobou duas fases principais: a primeira correspondeu à aquisição de know-how técnico e científico para a produção de proteína de leite extraída do soro do leite, incluindo a realização dos testes laboratoriais necessários para a definição do processo de extração mais adequado tendo em conta as características do leite dos Açores, bem como a posterior otimização de produção com vista ao respetivo scale-up. Na segunda fase foi feita a valorização económica do produto/proteína (e.g. a caseína) extraída do soro (tendo em conta o processo de I&D aplicado) e que incluiu o estudo dos custos de produção, a maximização da qualidade do produto e o estudo de viabilidade de produção do produto na Região Autónoma dos Açores.
Do Projeto resultou a criação de novos produtos com a proteína extraída do soro de leite dos Açores, aromatizados com fruta endógena desidratada.
Referência: ACORES-01-0247-FEDER-000027